Pular para o conteúdo

Zé Ibarra é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Iniciou sua carreira em 2012, com a Dônica, banda formada em parceria com Lucas Nunes, Tom Veloso, Deco Almeida e Miguel Guimarães. Apesar da juventude, a banda mostrou maturidade musical em seu álbum de estreia, “Continuidade dos Parques” (2015). Com arranjos complexos e uma mistura única de MPB com Rock Progressivo, o disco foi bem recebido pelo público e pela crítica, conquistando o 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo”, em 2016.

Em 2019, Zé Ibarra foi convidado a integrar a banda do seu ídolo Milton Nascimento, participando como cantor e músico das duas últimas turnês do artista, dedicadas ao álbum “Clube da Esquina”(2019) e no show emblemático “Última sessão de música” (2022), que marcou o encerramento da carreira do artista. Ao realizar o show de abertura da turnê nacional e internacional de Milton Nascimento, Zé encantou o público com sua performance e timbre musical, apresentando um repertório que mesclou músicas de sua autoria e de grandes artistas nacionais. Sem dúvidas, estas experiências acrescentaram uma bagagem musical incrível a carreira de Zé Ibarra.

Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, Zé Ibarra, Julia Mestre, Dora Morelenbaum e Lucas Nunes se juntaram para criar, cantar e tocar juntos. Desse encontro musical surgiram lindas composições que deram origem ao grupo Bala Desejo. O resultado desse processo criativo intenso e inovador, é o disco “SIM SIM SIM” que foi lançado através das redes sociais, em 2022. A energia musical do disco conquistou, rapidamente, um grande público. Por onde passa, com seus shows incríveis, o Bala Desejo leva uma legião de fãs, se consolidando em uma banda de sucesso nacional e internacional. O reconhecimento desse trabalho foi a conquista do prêmio Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum Pop em Português”, em 2022.

Ao longo de sua carreira, Zé Ibarra teve a oportunidade de cantar com uma série de artistas importantes da música brasileira. Desde seus ídolos da MPB, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gal Costa, Ivete Sangalo e Margareth Menezes, até seus amigos mais próximos, como Tim Bernardes, Duda Beat, Criolo, Josyara, Sophia Chablau e Ana Frango Elétrico. Além disso, gravou os singles “Meu Bem, Meu Mal” com Gal Costa, “Bédi Beat” com Duda Beat, “Vai atrás da vida que ela te espera” de Guilherme Lamounier e “A Escola” de Adoniran Barbosa. Todos os seus trabalhos podem ser ouvidos pelas plataformas de streaming musical.

Em 25 de maio de 2023, Zé Ibarra lançou o seu primeiro projeto solo, o álbum e curta-metragem “Marquês, 256.”. O álbum faz referência ao edifício onde passou parte da infância e foi o cenário especial para a gravação ao vivo, diretamente da escada de incêndio. Foi nesse ambiente improvável que Zé descobriu sua paixão pelo canto, motivado pela acústica incrível e reverb surpreendente do corredor. Conjugando um  repertório autoral e não autoral,  o disco traz composições inéditas, já apresentadas em shows realizados Brasil e é um marco na trajetória do artista.

A novidade que está por vir é que após uma década do lançamento do primeiro álbum da Dônica, a banda está se preparando para lançar seu segundo trabalho, intitulado “Hoje, Ontem”. Gravado entre 2017 e 2020, esse novo trabalho é um desdobramento do primeiro álbum com um som único e inovador, fazendo a fusão do Jazz, Música Clássica e MPB Progressiva..

Zé Ibarra